CASTELOEMFOCO
GOVERNO DO ESTADO

Caixa Econômica confirma liberação de empréstimo para o Piauí

O presidente do banco destacou que o quadro de estabilidade financeira do Estado e o baixo nível de endividamento contribuem para a operação

Por Tarcio Cruz
02/03/2018, às 21:03 - Atualizado em 02/03/2018, às 21:03

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occi confirmou em solenidade no Piauí, que será efetuado na próxima semana o pagamento da última parcela do empréstimo assinado com o governo do Piauí. O valor é referente a 3ª parcela dos 900 milhões contratados pelo governo do Estado. No ano passado o banco liberou 600 milhões e restam 300 milhões contratados. 

Durante a solenidade, o presidente ressaltou o bom relacionamento da Caixa com o Piauí e destacou que o quadro de estabilidade financeira do Estado e o baixo nível de endividamento contribuem para a operação. Em pronunciamento, Gilberto Occi revelou que no último ano o banco viabilizou mais de 1 bilhão de reais para o Piauí. 

Presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occi

“Na próxima semana deveremos fazer a liberação dos recursos da última parcela do empréstimo. Nos últimos seis meses, o Piauí recebeu mais de 900 milhões e no último ano essas cifras passam de 1 bilhão. Esses recursos serão aplicados mais uma vez para obras em todo Estado”, concluiu o presidente da Caixa.

Como o Portal Douglas Cordeiro noticiou, o Piauí está entre as economias mais estáveis do Brasil. Nos últimos três anos, o Estado registrou o seu menor índice de endividamento da história. Esse índice, que já chegou a 85% (tamanho da dívida que o Estado tem em relação à receita corrente líquida), está atualmente em 45%. Apenas em 2017, foram economizados cerca de R$ 177.410.147,22 em contratações de despesas correntes e cerca de R$ 16 milhões com o custeio da máquina pública.

redes sociais