CASTELOEMFOCO
GOVERNO DO ESTADO

A história dos 253 anos de Castelo do Piauí

A origem do Município de Castelo do Piauí data do início do século XVIII quando chegou às primeiras famílias no lugar denominado Rancho dos Patos

Por Douglas Cordeiro
12/09/2015, às 23:09 - Atualizado em 13/09/2015, às 00:09

Casarão antigo da família Nogueira no centro da cidade

A origem do Município de Castelo do Piauí data do início do século XVIII quando chegou às primeiras famílias no lugar denominado Rancho dos Patos, que foi elevada à categoria de Freguesia em 1742 sob invocação de Nossa Senhora do Desterro do Rancho dos Patos do Poti, tendo sido depois elevada à categoria de Vila e Sede Municipal, por Carta Régia datada de 19 de Junho de 1761, com a denominação de Marvão. Esse ato doou uma légua de terra em quadra para patrimônio de sua municipalização. A instalação do novo município deu-se no dia 13 de Setembro de 1762, sendo a 6ª vila a ser criada na província do Piauí.

Praça da Igreja na década de 1950

Contudo, é a partir da posse do primeiro Governador do Piauí, em 1759, como parte da política pombalina de reestruturação do Estado português, que instaura-se de maneira um tanto mais generalizada uma organização municipal no Piauí. Com efeito, em 1762, por força de Carta Régia de José I, vindo de Portugal datado de 19 de junho de 1761, seis das sete Freguesias então existentes no Piauí são transformadas em vilas.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro em 1929

O nome Vila de Marvão foi modificado para Vila de Castelo em 1890 pelo Decreto-Lei Nº 02, de março do já referido ano, mas em decorrência da Legislação Federal que proibia a duplicidade de nomes nas cidades e vilas brasileiras, o município voltou à sua denominação primitiva de Marvão. Em 15 de Dezembro de 1948 pelo Decreto Estadual Nº 147 foi elevado à categoria de cidade e passou a denominar-se Castelo do Piauí. Mas a instalação solene da cidade só ocorreu em 01 de Janeiro de 1949.

Arquitetura colonial no centro histórico

Segundo a carta de Antonio Morais Durão 1772, a Vila de Marvão não passava de três casas, no sitio mais fúnebre e seco da mesma e ainda ameaçada pelo banditismo vindo do Ceará, que se valiam do isolamento da vila para se refugiarem nestas terras. Ainda de acordo com a carta não havia cadeia, câmara como o mais.

Casarões antigos no centro histórico

O nome de nosso município foi inspirado na Pedra do Castelo, que por sua vez, recebeu esse nome de nossos primeiros colonizadores devido a sua semelhança com o Castelo de Marvão, situado na cidade portuguesa de Marvão, na região do Alentejo.

Pedra do Castelo

Sendo Castelo uma das primeiras vilas a ser criada na província do Piauí, devido a sua importância histórica, é hoje um dos principais destinos do norte do Piauí, fazendo parte de importantes roteiros turísticos do estado. É visitada principalmente por estudantes universitários que realizam pesquisas cientificas com base em sua história.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro atualmente

Biblioteca Municipal Elza Miguel Brandão. Essa foi a primeira prefeitura de Castelo

Portal de Castelo do Piauí

Reportagem: Augusto Júnior Vasconcelos

Fotos: Augusto Júnior Vasconcelos e Juscelino Reis

redes sociais

notícias mais lidas